Usinas de Oxigênio Usinas de Nitrogênio Home

NITROGÊNIO
 
SÍMBOLO QUÍMICO: N2
Nº ATÔMICO: 7
PESO MOLECULAR: 28 g/mol
PONTO DE EBULIÇÃO (a 1 atm): -195,8ºC
PONTO DE FUSÃO (a 1 atm): -210,0ºC
TEMPERATURA CRÍTICA: -146,9ºC
PRESSÃO CRÍTICA: 33,0 atm

DENSIDADE DO LÍQUIDO (a P.E. e 1 atm): 808,2 kg/m3
DENSIDADE DO GÁS (a 20ºC e 1 atm): 1,165 kg/m3
PESO ESPECÍFICO DO GÁS (a 20ºC e 1 atm): 0,808
PESO ESPECÍFICO DO LÍQUIDO (a P.E. e 1 atm): 0,967
VOLUME ESPECÍFICO (a 20ºC e 1 atm): 0,858 m3/kg
CALOR LATENTE DE VAPORIZAÇÃO: 1333 kcal/mole
COEFICIENTE DE EXPANSÃO (Líquido para gás a P.E. e 20ºC): 1 para 694

Características físicas: Incolor, inodoro, extremamente frio em fase líquida, nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP) apresenta-se na fase gasosa.
Características químicas: Inerte, não inflamável, não tóxico, não corrosivo.
Pureza mínima: 99,995% (fase líquida)
Nº da ONU

1977 (fase líquida)
1066 (fase gasosa)

Classe de risco: Gás não inflamável, altamente refrigerado (fase líquida),
gás não inflamável (fase gasosa)
 
   

Por suas características de gás inerte o nitrogênio é largamente utilizado na área de tratamento térmico, para criar-se atmosferas protetoras, carbonetantes, descarbonetantes e outras. As atmosferas obtidas com nitrogênio, puro ou combinado com outros gases, permitem uma maior confiabilidade de processo, minimização do uso de derivados de petróleo, melhor qualidade do produto, menor manutenção e menor custo quando comparado com processos tradicionais.

A uma temperatura de -196º o nitrogênio líquido é frio transportável, com as mais diversas aplicações em todos os segmentos industriais:

  • rebarbação de peças de borracha;
  • moagem de plásticos, borracha ou temperos;
  • resfriamento do núcleo na fabricação de mangueiras;
  • inserção de peças metálicas;
  • congelamento de solos na construção civil;
  • resfriamento na extrusão de perfis metálicos;
  • remoção de tintas e vernizes;
  • congelamento ou resfriamento de alimento
O N2 líquido injetado no solo permite, por congelamento, sua rápida contenção e vedação. O processo é utilizado na construção de túneis em locais críticos.

Utilização de N2 líquido na extrusão de perfis de alumínio.

Uma das utilizações do nitrogênio líquido é o congelamento ultra-rápido dos alimentos. Sua elevada capacidade de refrigeração, a -196ºC, preserva sabor, cheiro e aparência após o descongelamento.

A moagem de borrachas e plásticos através do processo criogênico proporciona melhor qualidade do produto e maior capacidade dos moinhos.

Temperos moídos a frio têm seu aroma inteiramente preservados.

O nitrogênio impede incêndios e explosões em esquipamentos durante a fabricação, processamento, estocagem e no transporte de substâncias inflamáveis. Evita também o rápido perecimento de alimentos empacotados, bebidas, medicamentos e produtos químicos. Em combinação com outros componentes, forma uma atmosfera controlada no tratamento térmico de metais.

O nitrogênio é também utilizado na forma líquida nos processos de moagem criogênica e rebarbação, proporcionando minimização das perdas de produtos com o reaproveitamento da sucata, redução do custo da matéria-prima e melhor acabamento de superfície. Além destas aplicações, o nitrogênio é utilizado nos processos de resfriamento, congelamento de alimentos, inertização, principalmente na indústria eletrônica, para fabricação de circuitos integrados, fibras óticas e outros componentes.